25 Anos, 25 Prendas

Sempre me ensinaram: “quem não chora, não mama”. Por isso, deixo aqui as minhas 25 lágrimas na esperança de que, um dia, esta possa ser uma realidade “mamável”.

1. Se és rico e te queixas: hipócrita. Se és pobre e te queixas: ninguém te atura. Chega dessa treta do só me vou queixar/preocupar se eu (egocentrismo) estiver mal. Enquanto houver desigualdades grotescas, todos vamos estar mal.

2. “Não me interesso por política”. Como é possível ouvir isto no séc. XXI?! Se te interessas por quanto ganhas ao fim do mês, pelo preço da água e luz, pelo preço dos transporte e por toda a tua qualidade de vida em geral, então tens de te interessar por política.

3. “A vida é mesmo assim”. Assim como? Está escrito? Não é mesmo assim, nem mesmo assada. A vida resulta daquilo em que acreditas e lutas. Se continuarmos a dizer a nós próprios que a vida é mesmo assim, então ela assim vai ser.

4. Desejo que as pessoas percebam que não estamos em crise. Na pior das hipóteses, estamos perante uma crise de valores e princípios. Estamos sim a sofrer as consequências de um capitalismo mafioso. Porque acreditem, se um banco necessitar de dinheiro rapidamente se resolve o assunto.

5. Quem não acredita que pode mudar o Mundo, nunca o há-de mudar. Acreditar, mentalizar, executar e conseguir.

6. Percebam que não somos livres. A nova forma de escravatura chama-se dívida. “Emprestaram-nos” dinheiro virtual e em troca temos de pagar com algo muito físico: trabalho e sacrifícios. Será justo? Só para aqueles que acreditam que a vida é injusta.

7. P.S.P: Polícia de Segurança Pública. Se zelam pela segurança pública, então porque é que na sua presença nos sentimos mais vezes ameaçados do que seguros?

8. Contribuir para o Banco Alimentar contra a Fome não é solidariedade. É sim, uma forma de camuflar a miséria e adiar a resolução de um problema social. Problema esse que já é suportado pelo cidadão comum quando desconta a taxa de solidariedade.

9. É hora de percebermos que um Estado que não representa os interesses da sua população, não é uma Democracia. É sim, uma Ditadura.

10. Chega de acreditar que somos aquilo que temos. Nós somos aquilo que dizemos, fazemos e pensamos.

11. É hora de pensar, questionar e investigar. A conspiração é real e a ameaça existe. A mudança não passa por continuar a acreditar que o voo da Malásia desapareceu por acidente ou que foram os “terroristas” que provocaram o 11 de Setembro.

12. É tempo de perceber que as farmacêuticas não têm como objectivo curar pessoas. A sua missão é fidelizar clientes.

13. Fazer da saúde um negócio devia ser crime.

14. A maioria acredita que não existe cura para o cancro. Se vos disser que é um negócio que rende 160 biliões de dólares todos os anos, mudam de convicção?

15. Achar que as coisas vão mudar, sem cada um de nós mudar algo, é tão ingénuo como acreditar que um leão não nos comeria só porque nós não o comeríamos.

16. Rejeitar o que não entendemos/conhecemos é somente ignorância, nada mais.

17. Uma sociedade equilibrada só será possível quando todos tiverem acesso a uma vida digna. Alimentação, Saúde e Educação para todos sem restrições.

18. Ver que uma situação radicalmente má, como aquela em que vivemos, só pode ser alterada com medidas, também elas, radicais.

19. O modelo competitivo em que vivemos só terá um desfecho. Porque continuamos a acreditar nele? Porque cada um de nós acha-se esperto o suficiente para se “safar”.

20. Bom senso, mais bom senso e outra vez bom senso.

21. Largar os programas mainstream como novelas e reality shows. Não nos entretêm, formatam-nos.

22. Parar com as discussões futebolísticas sem objectivo e interesse em saber que a Jojone casou com o Villar de Mello e Pynto.

23. Parar com o ódio e inveja. Promover a generosidade.

24. Perceber que tentar ser boa pessoa num mundo de loucos não é um sinal de fraqueza, mas sim de força.

25. Vou abdicar do 25º desejo e aproveitá-lo antes para agradecer-te o facto de teres lido a lista até ao fim. O Sonho comanda a Vida, não pares.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s