Hoje é Terça

Ódio é o que temos de sentir ao dia de ontem, está instituído assim. Nada menos do que isso! E, caso ousemos revelar alguma compaixão por ele, seremos prontamente corrigidos por quem o assume como o pior da semana. Sim, ontem foi segunda-feira! Mas será que a culpa é da segunda? Se a semana começasse à sexta, como seria? Iriamos, certamente, fazer desse dia o arguido do crime que é a vida que levamos. E o mesmo aconteceria com qualquer dia em que se iniciasse a semana… Portanto o problema não está no rótulo que colocámos a esse período de 24h. Está sim, na nossa hábil e workaholic imaginação que funciona como uma estação de serviço: 24h por dia. Imaginação essa que nos força a ilusão de que a segunda-feira tem de, obrigatoriamente, ser horrível. E, certamente, continuará a ser enquanto mantivermos a mesmo forma de pensar.

Proponho que passemos a adorar sobejamente a segunda-feira como se fosse outro dia qualquer. Poder experienciá-la é sinal de que o nosso corpo conseguiu acordar e estamos vivos! “Mas oh Manel isso acontece todos os dias pá!”. Não é bem assim. Nada, mas rigorosamente nada, nos garante que na terceira feira nos iremos erguer. Mais uma vez, a nossa fantástica perspetiva viciada leva-nos a ter a certeza que iremos estar cá no dia a seguir. Paremos de colocar as nossas expectativas de felicidade somente no futuro: fim de semana, férias, Verão, etc. Coloquemos, sim, muitas fichas no presente. Pois, afinal de contas, é tudo o que temos por agora. Tanto o passado como futuro não existem, são apenas criações da nossa mente. O primeiro já foi, não se repete. E o segundo, nem sabemos se irá acontecer.

A realidade é que todos sabemos que, entre Domingo e Terça, existe uma Segunda. Podemos colocar lá toda a nossa amargura e desprazer que ela continuará a ser Segunda. Alterar isso é impossível! E para quê dedicar energia e foco em algo que não depende de nós? É somente inútil e desgastante. O que depende de nós é a perspetiva com que olhamos para esse dia. E isso sim, podemos mudar! Segunda-feira é só um dia, não morde.

A classificação semanal é das poucas em que preferimos ficar com o bronze ao em vez da prata. Mas julgamos que apenas levamos a taça quando ficamos em sexto ou sétimo lugar! E assim seguimos nesta competição anual com 52 provas e, inevitavelmente, 52 segundos lugares.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s