28º Campeonato Nacional de Escrita Criativa – Jornada 3

Adeus Alunos,

Se o melhor fica reservado para o final, vejo-me então, para meu regozijo, obstrito a começar com um circunstancial “adeus”.

Neste momento, parte de mim teme o que parte de mim: vocês. Maldito apego! Sempre soube que este dia haveria de chegar. Isso dever-me-ia ter dado algum traquejo para contornar esta situação de forma distinta. Mas não deu. E por isso, afrontando o destino, ainda me pergunto: porquê eu?

Fiz-me professor para poder ensinar. Iludi-me. Aprender foi a única constante que me acompanhou. Por vezes, chegava a sentir-me no dever de partilhar convosco o meu anorético salário. Se uma sala está repleta de professores, porque é que só um recebe? A vida é injusta, precisa de ajustes.

Neste mundo de mentiras, dizer a verdade é um ato revolucionário. Apesar de não ser o Che e tão-pouco estar cheché, vou pôr o dedo na ferida. Não, esperem… Vou pôr a mão!

Todos temos talento, basta saber usá-lo. Todavia, fui incumbido de recortá-lo para que fossem todos iguais. Mas não são! O nosso sistema de educação atribuiu-me a missão de vos formatar, manietar e iludir. Desculpem-me se o fiz melhor do que queria. Apesar do inferno estar cheio daquilo que eu tinha, espero, pelo menos, ter-vos ensinado a pensar. E não, não estou a falar em pensar “fora da caixa”. Refiro-me a destruírem as “caixas” que vos limitam e que eu, silenciosamente, ajudei a construir. Sei que a idade já não me perdoa, mas será que vocês conseguem fazê-lo?

Durante todos estes anos, vigiei inúmeros exames. Felizmente, o mais importante de todos, a vida, jamais precisará de vigilância. Não experimentem copiar, pois as versões são todas diferentes. E lembrem-se: pior do que não responder, só mesmo escrever a resposta do outro.

Não se preocupem em ser felizes, ousem ser vocês!

4

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s